História de São Francisco de Paula
 
O Primeiros Habitantes
Os primeiros habitantes de São Francisco de Paula foram os Índios Caáguas ou Caaguaras, que estendiam sua aldeias pelas Serras Geral e do Mar. Esses Índios faziam parte da tribo dos coroados, na qual usavam pelegos para se aquecer do rigoroso inverno. Além disso, os Caaguaras moravam em cavernas cavadas ou naturais. Eram de natureza pacífica e alimentavam-se da caça, pesca, fruto e sementes.


Os Bandeirantes
As incursões dos bandeirantes na região transformaram os Índios me presas fáceis, sendo usados como mão-de-obra escrava. Assim, por volta de 1700, os Caáguas estavam praticamente dizimados pelos bandeirantes e por doenças.



No finaldo século XVIII
No finaldo século XVIII, com a expansão da mineração na zona das Gerais, novamente os bandeirantes voltaram ao Estado a fim de buscar mulas para a zona mineradora. O Rio Grande do Sul tornou-se então o grande fornecedor de animais de tração para a atividade extrativa.







Tropeiros
O processo de ocupação dos Campos de Cima da Serra ocorreu com o transitar dos tropeiros, pois a região estava no caminho das tropas: partia da altura de Palmares do Sul, atravessava o atual território de Santo Antônio da Patrulha, alcançava o planalto dos Campos de Cima da Serra, indo na direção de Lages, avançando para Sorocaba.

 
Pedro da Silva Chaves
A cidade de São Francisco de Paula teve seu início com o Pedro da Silva Chaves, militar natural de Lisboa que recebeu uma gleba de terras na região O português doou uma pequena porção, juntamente com algumas vacas, para o patrimônio de uma igreja, na qual ele mesmo viera a construir e que seu filho viria a rezar a primeira missa.


São Francisco de Paula de Cima da Serra
Mas a região ficou conhecida como Campos Francisco de Cima da Serra. Em 24 de maio de 1878m pela Lei n° 1.152, a região passou à categoria de Vila, ficando cm a denominação de São Francisco de Paula de Cima da Serra. A instalação ocorreu em 15 de outubro de 1878. Mas





Extinção do Município
Em março de 1889, o município é extinto, sendo anexado a Taquara do Mundo Novo (hoje Taquara). Essa lei de extinção, no entanto, foi revogada pelo governo do estado no mesmo ano. Esse processo de anexação ao município de Taquara do Mundo Novo ocorreu várias vezes.



Sede Administrativa
Mas foi somente em 1902, com a vinda de Jonathas Abbott para a função de intendente, que São Francisco conseguiu se organizar e estruturar-se administrativamente. Assim, o município teve a sua sede administrativa inaugurada no dia 07 de janeiro de 1903. Em 1939, passou a ser denominada tão somente São Francisco de Paula, sendo carinhosamente chamada de “ São Chico” . Fonte: Prefeitura Municipal de São Francisco de Paula.
   
 
Site melhor visualizado em resolução 800x600 com Internet Explorer 4.0 ou superior
Copyright © 2002 Portal Santa Maria - Todos os direitos reservados
Portal de Turismo de Santa Maria www.santamariatur.com.br