Pesquisa personalizada


Origem História de Santa Maria
Para considerar a origem histórica de Santa Maria , é necessário remontar ao ano de 1777, 1º de outubro, quando as Coroas de Portugal e Espanha celebraram um convênio denominado Tratado Preliminar de Restituições Recíprocas, com o objetivo de demarcar os limites entre os domínios dos dois países no Sul do Brasil, para que as terras, que haviam sido ilegalmente arrebatadas, em guerras anteriores, fossem devolvidas às Coroas respectivas. A campanha foi iniciada em 1784, e o interesse das Coroas era de paz, pois ambas desejavam o progresso de suas colônias localizadas no continente meridional americano. Entretanto, o povo não compartilhava do mesmo espírito de tranqüilidade. Razões adversas levaram os Comissários de Demarcação de Limites, da Espanha e de Portugal ( Comissão Mista), a constantes e sangrentos conflitos, o que impediu a concretização do que previa o Tratado.

Nunca houve conformidade entre os comissários dos dois países, e cada qual interpretava o documento oficial como melhor conviesse para o seu país.
Praça Saldanha Marinho


A1ª Divisão da Partida Portuguesa esteve em 1787, em terras de Santa Maria, no Arroio dos Ferreiros, depois Passo dos Ferreiros, (porque quando o exército passou pelo local , os ferreiros armaram aí, suas forjas. Hoje, nesse lugar, está assentado o Núcleo Habitacional Tancredo Neves). Seguindo para o sul do Estado, junto do Forte espanhol de Santa Tecla, a expedição bipartiu-se, constituindo uma das partes a 2ª Subdivisão da Partida Portuguesa, assumindo sua direção o Coronel Francisco João Roscio e como astrônomo, Joaquim Félix da Fonseca. Como os ânimos se mantivessem constantemente alterados, sem formalidades, sem aviso prévio ou despedidas, cada Partida (Portuguesa e Espanhola) tomou um rumo diferente. O rompimento da Comissão Mista deu origem à cidade de Santa Maria.

Santa Maria RS





A 2ª Subdivisão da Partida Portuguesa (1797) volta até o Arroio dos Ferreiros, e daí se organiza para escolher um lugar apropriado para seu acampamento. O local escolhido foi a sesmaria do Padre Ambrósio José de Freitas, onde hoje se assenta a cidade de Santa Maria. Os integrantes da Partida constróem seus ranchos, derrubando a floresta, levantando quartel para a tropa, erguendo um pequeno oratório, dando origem à atual Praça Saldanha Marinho e à Rua do Acampamento. A capelinha ficava situada na face norte. A Capela do Acampamento constituiu-se num ponto de referência de estancieiros que de léguas vinham se estabelecer nesse sítio, movidos pelo prestígio da religião católica, e com isso, a população ia aumentando.

 
Site melhor visualizado em resolução 800x600 com Internet Explorer 4.0 ou superior
Copyright © 2002 Portal Santa Maria - Todos os direitos reservados
Portal de Turismo de Santa Maria www.santamariatur.com.br