Pesquisa personalizada


Perfil de Aristilda Rechia
 

Aristilda Rechia, filha de Julio Rechia e de Angela Dallasta Rechia, nasceu em Santa Maria/RS em 1938. Muito jovem, iniciou sua carreira no magistério, na Rede Municipal, na Escola São Paulo. É formada em Letras Neolatinas pela FIC/Santa Maria/RS, hoje UNIFRA (Universidade Franciscana), onde ministrou aulas de Latim, Estilística, Língua Portuguesa e Teoria da Literatura. Lecionou Francês no Instituto São José. No Sistema de Ensino Estadual, lecionou no Colégio Manoel Ribas, na Escola Estadual de 2º grau Professora Maria Rocha e na Escola Estadual de 1º e 2º graus Coronel Pilar, as disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Francesa. Na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos da Brigada Militar, hoje Escola de Habilitação de Praças, em Santa Maria, lecionou Língua Portuguesa.
Biblioteca Publica de Santa Maria


Atuou como orientadora de artes cênicas, dirigindo libretos, como "Via Sacra", de Henry Ghéon, "Um universitário morre às oito", de Gabriel Cacho," Mania de Ditados ", de Sírio Joel de Moraes, "Ignácio ", de Leocádio Barbosa Ribas, "O Vinte de Setembro", de João Teixeira Porto ," "A bruxinha que era boa", de Maria Clara Machado, e também textos de própria autoria. Criou o Grupo de teatro Expressão e o grupo de teatro Prata da Casa. Desde longa data, atua na área cultural de Santa Maria, integrando Comissões Julgadoras em concursos de âmbito nacional. Fundadora e 1ª Presidente da Associação Santa -Mariense de Letras, é autora do Hino da entidade e da letra de Hinos Oficiais de cidades gaúchas: Santa Maria, Faxinal do Soturno, Dona Francisca, São Pedro da Serra, Silveira Martins, bem como de canções militares: Canção da Brigada Militar do Estado, da EsFAS (Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos) e Canção do Corpo de Alunos da escola, do 4º Grupamento de Incêndio, Canção do Centenário do 1º Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar.



Também é autora de hinos de estabelecimentos educacionais : Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição, Escola E. Coronel Pilar, Colégio Industrial da UFSM, e de escolas municipais: Padre Nóbrega, Santa Cecília, entre outras. Também são de sua autoria as letras oficiais de outras entidades: Grupo Escoteiro Henrique Dias (cinqüentenário), Grupo Escoteiros do Ar Augusto Severo; Hino do Congresso Mariano (1999).

Vista Panorâmica Santa Maria


Poeta e declamadora, escritora e pesquisadora tem as seguintes obras publicadas:

Terra, amor e civismo (1980), Santa Maria, Cidade sol, coração gaúcho (1985), Santa Maria Panorama Histórico - Cultural (1999), Teia de afetos , em prosa e verso (2001)- obra dedicada à família e Estação Cinqüenta (2002), livro de poemas. É co-autora das edições publicadas pela ASL: Gente das letras, Letras 90, Gente de Poesia, Gente de Prosa, Santa Maria em Letras, Antologia em prosa e verso I, II, III, IV, V, VI, VII. Elaborou o texto das edições comemorativas dos dez e dos quinze anos de criação da ASL (1996 e 2001) respectivamente (revistas). Foi Coordenadora da Cultura e Diretora da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide. Agraciada com a Medalha dos Serviços Distintos, conferida pelo governo do Estado, possui também a Medalha do Mérito Literário, outorgada pela ASL.




Fonte: http://www.santamariatur.com.br
   

 
Site melhor visualizado em resolução 800x600 com Internet Explorer 4.0 ou superior
Copyright © 2004 Portal Santa Maria - Todos os direitos reservados
Portal de turismo de Santa Maria www.santamariatur.com.br